Cadastro

•  CNPq (julho de 2009)
•  certificado pela instituição
 

 

 
 

Bem-vindo

O grupo investiga questões relacionadas à educação, formação inicial e continuada. Criado em 2009, o grupo iniciou com a linha Formação de professores, tendo como objetivo compreender a importância dos processos teóricos metodológicos na formação docente.

Por meio da pesquisa-ação, realizada com alunos de graduação da UENP, verificou-se na formação inicial uma fragilidade teórica-metodológica que reforça mitos e medos presentes nos acadêmicos durante o processo de organização e realização da pesquisa. Tendo como finalidade subsidiar, passo a passo, a construção da pesquisa científica realizada pelos acadêmicos de graduação, publicamos o livro TCC: elaboração e redação, pela editora Redacional.

Por acreditar na importância de oportunidades formativas, o grupo de pesquisas estruturou, em 2010, um projeto de extensão intitulado Diálogos do Ensino Superior com a Educação Básica, financiado pela Secretraria do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná - SETI, por meio do programa Universidade Sem Fronteiras. Na busca de resignificar concepções e práticas dos professores pertencentes ao ensino fundamental da cidade de Leópolis, PR, por meio da oferta de formação continuada, o projeto foi desenvolvido em quatro módulos que abordaram as temáticas: Pressupostos Teóricos e Metodológicos do Ensino, Capacitação Docente para o uso da Tecnologia, Metodologias do Ensino Fundamental, e Práticas Educativas.

Procurando ampliar as possibilidades e as discussões, o grupo iniciou um processo de reestruturação em 2011, constituindo neste sentido, duas linhas de pesquisas até o momento: "Formação de Professores e Práxis Pedagógica" e "Educação Infantil". Nesta composição, o grupo apresenta como eixo central para as linhas a questão da práxis pedagógica, entendido que se abre o leque para as discussões relacionadas, como na proposta inicial, à educação, formação inicial e continuada. Tais discussões perpassam, por reflexões sobre as teorias pedagógicas, os processos de ensino-aprendizagem, a relação docente-discente na perspectiva da dialeticidade e da dialogicidade, os fundamentos da educação e as novas tecnologias, por exemplo. Sem limitar ou absolutizar a verdade, propõe-se alcançar uma maior compreensão da práxis pedagógica enquanto vivência que exige coerência, eticidade e politicidade na vida docente e discente.

Neste sentido, a primeira linha – Formação de Professores e Práxis Pedagógica – está voltada para questões que envolvem as licenciaturas, referentes à formacão de pedagogos e docentes nas mais diversas áreas. Dentre estas questões, apresenta-se a perspectiva de aprofundamento dos fundamentos da educação e do desenvolvimento de uma práxis pedagógica que seja efetivamente emancipadora e libertadora, tanto para o docente quanto para o discente. Parte-se do pressuposto de que tal práxis implica na indissociabilidade entre teoria e prática que, apesar de distintas, constituem não um processo de dicotomização, mas de complementação no entendimento de que não deve haver teoria que não leve à prática e, nem tampouco, prática que não leve à teoria. Ou seja, não é a prática pela prática ou uma teorização desvinculada da realidade e que não gere transformação. É práxis.

A segunda linha – Educação Infantil –, por sua vez, tem como propósito investigar a questão da ludicidade nos Centros de Educação Infantil no município de Cornélio Procópio, PR, a fim de identificar as concepções teóricas e práticas. É um recorte proposto para tratar de uma realidade específica, nesta primeira etapa, a da cidade de Cornélio, locus de um dos projetos de extensão do grupo, Brinquedoteca: um espaço de aprendizagem. Dentro do Colegiado, a linha assume a oferta de uma pós-graduacão lato sensu em Educação Infantil, a partir de 2012, que propõe o aproveitamento da Brinquedoteca do Colegiado de Pedagogia.