IV SEPED – Seminário de Pedagogia |
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![]() O IV SEPED será de 18 a 22 de outubro — porque a discussão em torno do currículo assume cada vez mais lugar de destaque no pensamento pedagógico contemporâneo. No Brasil, além dos princípios do denominado neomarxismo e da Escola de Frankfurt, influências teóricas dominantes na teoria curricular crítica, bem como os atuais estudos voltados para o currículo, refletem, também, a incorporação de elementos e categorias do pensamento pós-moderno, dos estudos culturais, bem como dos estudos que enfocam gênero e raça. No debate educacional, alguns autores realizam a crítica à ideologia pós-moderna e ao que ela expressa. De acordo com Moraes (2004), Duarte (2004; 2008), Duayer (2004), Della Fonte (2006) o pós-modernismo, representa um recuo, marcado pelo relativismo científico, cultural e social, na medida em que contesta a razão, a ciência, o sujeito, a perspectiva de totalidade, entre outros. É a partir desse contexto que se organiza o IV Seminário de Pedagogia da UENP/CP, cujo objeto de debate e análise são os fundamentos teóricos do multiculturalismo e os do marxismo, assim como as suas divergências e argumentos no que se refere à compreensão do que é o conhecimento e qual deve ser incluído nos currículos escolares, e dessa forma evidenciar suas conseqüências sociais, políticas e educacionais. |
Coordenadores
Ma. Julia Malanchen Me. Flávio Rodrigo Furlanetto Ma. Roberta Negrão de Araújo Esp. Jane Negrão Me. João Vicente Hadich Ferreira Ma. Silvia Alves dos Santos
Comissão
Ma. Ana Rita Levandovski
Esp. Adálcia Canedo da S. Nogueira
Ma. Dora Pimenta Dantas
Edson Wagner Azzolini
Ma. Luzia Rodrigues Cardoso
Ma. Marília Bazan Blanco
Esp.Rosana Aparecida Rafael
Esp.Vania Regina Barbosa F. Machado
Comissão Científica
Me. Luiz Antonio de Oliveira
Ma. Juliana Telles F. Suzuki
Ma. Marlizete Cristina B. Steinle
Ma. Sandra Reis Rampazzo
Drª Maria Cristina Cavaleiro
© 2010 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ – Campus de Cornélio Procópio