Autora: Marlize S. Bernardelli
Lançamento: Janeiro de 2021
Páginas: 106
Tamanho: 1.261 KB (pdf padrão)
A publicação deste livro da Profa. Marlize Spagolla Bernardelli vem colaborar no desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes com disciplinas na área das Ciências e, especialmente, de Química, com conteúdo muito atual.
Nas palavras da professora: "Acreditamos que o encantamento, a curiosidade e a alegria poderão agir como uma alavanca para refletirmos a visão tradicional da Química, ainda muito arraigada entre nossos alunos, como sendo uma disciplina de difícil assimilação e privilégio dos mais dotados intelectualmente. Sabemos que se formos capazes de encantar nossos alunos, instigando sua curiosidade e criando condições para que encontrem respostas mais adequadas para suas dificuldades, seremos capazes de despertar o interesse para o estudo da Química."
A verdadeira aprendizagem para o aluno está na forma de planejarmos nossa ação didática na proposição dos conteúdos de determinados conhecimentos relacionados, integrando e sistematizando-os a partir das experiências vivenciadas pelos alunos. Com isso, estamos desenvolvendo as habilidades necessárias para que possamos resolver determinados problemas com a disciplina. Esse método alternativo procura colocar o aluno em posição de pensar por si mesmo, colher dados, discutir ideias, emitir e testar hipóteses, sempre motivado pela identificação do problema, levando-os à aprendizagem alicerçada pelo "encantamento" e pela curiosidade. Esta é percebida pelos olhares atentos na descoberta do "novo", e o encantamento se relaciona com o fascínio do momento que o professor cria para passar os conteúdos. Tudo isso, ocorre, por meio de retomadas que chamamos de modelo, que poderá ser qualquer fato do cotidiano do aluno que se relacione com os conteúdos estudados em sala de aula, pois a desvinculação entre o conhecimento químico e a vida cotidiana faz que o aluno não perceba a relação existente entre o aprendido em sala de aula e a realidade lá fora, palco de sua vivência.
A estruturação que fundamenta a presente proposta didático-pedagógica de ensino, e na qual se apoiou todo o trabalho, é composta de autores preocupados com a aprendizagem e a autoestima dos alunos e com a cultura e a maneira de ensinar dos professores para resgatar a participação dos alunos em sala de aula.
Autor: Fr. Adelino Frigo
Lançamento: Setembro de 2019 (2ª ed.)
Páginas: 62
Tamanho: 2.474 KB (pdf padrão)
Abnegado, corajoso e, sobretudo, um fantástico ser humano. Este é o perfil de Frei Timóteo de Castelnuevo, cuja saga está, resumida, neste livreto. É uma homenagem da UENP ao grande desbravador do Norte do Paraná, e uma tentativa para que sua história seja conhecida e respeitada pelos brasileiros, especialmente de nosso Estado.
Os homens passam depressa. É preciso registrar-lhes os feitos para que sua memória permaneça e seja honrada. "Frei Timóteo, o heroico missionário do rio Tibagi, merece [ter] a memória gravada não em papel, mas em bronze, para que seus feitos sejam perpetuados", afirmou o Dr. Arthur Martins Franco, ilustre historiador paranaense.
"Este panfleto em estilo popular, mas com embasamento histórico [é] para homenagear Fr. Timóteo (1823-1895), cem anos após sua morte", afirmou o autor na "Apresentação" da obra impressa, lançada em 1995.
Manter viva a memória dos heróis do passado é questão de justiça, e estímulo para as novas gerações.
Autor: Carlos Magalhães de Azeredo
Lançamento: Março de 2018
Páginas: Original 369 - Atualiz. 362
Tamanho: Grafia original 1.826 KB (pdf padrão)
Gr. atualizada 1.933 KB (pdf padrão)
No último ano do século XIX, 1900, Carlos Magalhães de Azeredo, contemporâneo de Machado de Assis, junto de quem foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, publicou "Balladas e Phantasias", volume de contos um tanto despretencioso na opinião do autor. São histórias leves, amenas, algumas embaladas na roupagem diáfana dos sonhos, da fantasia, líricas, como bem o diz seu próprio título.
Mas o vocabulário é dificílimo, com enorme quantidade de palavras atualmente fora de uso, o que é muito curioso e constitui um grande desafio para quem gosta de literatura e de língua portuguesa.
"Balladas e Phantasias" traz vinte contos, divididos em Balladas, num total de doze, e oito denominados de Phantasias. O autor considerou que esta obra foi o encerramento de sua fase inicial, mais juvenil.
Faça o download: Grafia original ()
Grafia atual. ()
Autor: Ataíde Cuqui
Lançamento: Janeiro de 2018
Ilustrado
Páginas: 86
Tamanho: 3.747 KB (pdf padrão)
"Muita gente diz que o Brasil só arrancou para o desenvolvimento graças ao idealismo dos generais. Mas, até hoje, os pontos de vista ainda divergem muito. Meu relato é feito de forma jornalística, sem intenção de contestar o que foi dito pelas pessoas que ouvi. Conto o que vi e o que vivi. E, mesmo que intrinsecamente, também manifesto meu ponto de vista." (Ataíde Cuqui)
Dos protestos de 1964 à magia de uma época que se transformou em saudosismo, este livro conduz o leitor a uma viagem fascinante pelos anos da ditadura vividos pelo jornalista Ataíde Cuqui. Além de jornalista, o escritor foi músico e locutor de rádio nos incríveis anos da Jovem Guarda. (Ademir Balera)
Autor: Jefferson Del Rios
Lançamento: Agosto de 2015 (2ª ed.)
Ilustrado
Páginas: 286
Tamanho: 8.608 KB (pdf padrão)
"Este até poderia ser um livro de História. E é, na verdade, sobre a história de uma cidade e, em especial, sobre sua população, seus encantos, sua importância para o desenvolvimento da região limítrofe entre o sudoeste do São Paulo desenvolvido e o norte do Paraná, escassamente povoado e em início de expansão.
É a história de Ourinhos que, debruçada às margens do rio Paranapanema, descortina as terras que jazem virgens a espera de desfrute no estado vizinho. E abre suas portas para a migração de 2/3 dos que viriam a ocupar a nova região a ser desbravada e com a qual manteve, e até hoje mantém, um forte e fraternal vínculo.
O próprio nome da cidade relaciona-se com o Paraná antigo, sendo uma referência ao povoado oitocentista de Ourinho, depois Jacarezinho, como atualmente se nomeia a urbe paranaense, nas proximidades do mesmo rio que banha a atual Ourinhos, que é o objeto deste excelente livro."
Autor: José Carlos Neves Lopes
Lançamento: Junho de 2015
Ilustrado
Páginas: 173
Tamanho: 8.820 KB (pdf reduzido)
Em 20 de fevereiro de 1951, Constantina Araújo se apresentava no palco do Scala de Milão, a mais famosa casa de ópera da Europa, ao lado de Mario Del Monaco, Fedora Barbieri e Ugo Savarese. O público, rigorosíssimo, se perguntava: "Será mesmo boa essa brasileira?"
José Carlos Neves Lopes tem divulgado fatos relativos a Constantina em blog criado para homenageá-la. Em suas palavras: "Devo ter ouvido falar de Constantina Araújo pela primeira vez, nos anos 1990. [...] Devo essa descoberta ao seu "fã nº 1", como passei a denominar Cysalpino Maia Carvalho. [...] Mostrou-me pouco a pouco o acervo que amealhara ao longo de 26 anos. [...] Com o passar dos anos, Cysalpino foi me passando todo o seu arquivo sobre Constantina, o que tornou possível a feitura deste livro digital em conjunto com o professor Newton C. Braga, da Universidade Estadual do Norte do Paraná."
Autor: Rames Kalluf
Lançamento: Abril de 2015
Páginas: 137
Tamanho: 1.645 KB (pdf padrão)
"O autor nos incita a viajar por 27 textos que, surpreendentes e ricos, nos encantam a cada linha, a cada parágrafo, buscando avidamente o porto/texto seguinte. É esse olhar que desvenda realidades, mostra-se perplexo, realiza digressões espirituosas, profundas, sentimentais, melancólicas, filosóficas, ensinando-nos não só a VER, mas a OLHAR "aquilo que os que lá estão não podem perceber", pois nosso olhar acostuma-se à paisagem. E Rames Kalluf, não só nos contos, mas nos ensaios, torna-se um viajante do tempo e do espaço, transitando pelas mais variadas áreas. Não seria presunção considerar o Professor Rames Kalluf um homem da Renascença, um erudito. Entretanto, suas páginas são de leitura extremamente agradável, pois ele é culto sem preciosismos. Vamos avançar, crescer, viajar na vida. Viajando nestas páginas."
Organizador: Newton C. Braga
Lançamento: Dezembro de 2014
Páginas: 179
Tamanho: 1.172 KB (pdf padrão)
Os poemas, os contos e os outros tipos de produção literária são primorosos pela qualidade, criatividade e inovação estética. É uma leitura muito prazerosa. Surpreenda-se com a profundidade dos pensamentos, emocione-se com as situações dramáticas, divirta-se com os aspectos cômicos ou apenas maravilhe-se com a diversidade estilística e de conteúdo. Cabe uma observação: na montagem da obra não foi excluído nenhum material apresentado pelos alunos. Foram poucos os critérios adotados, como o de não aceitar obras com louvor religioso ou a professores.
Autores: José Carlos Neves Lopes
e Newton C. Braga
Lançamento: Novembro de 2014
Revisado em: 31/01/2017
Ilustrado
Páginas: 65
Tamanho: 8.094 KB (pdf padrão)
Esta obra é homenagem a Francisco de Almeida Lopes, o brasileiro que entrou para a Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná como aprendiz, em 1924 e, mais tarde exerceu as funções de almoxarife e escriturário de estatísticas, nela fazendo toda sua carreira. O que o notabiliza nesse contexto é a fotografia. Muito jovem, sem cursos e estudos especializados, Francisco, o gentil e calmo pai de José Carlos, refinou-se sozinho nas técnicas do melhor uso da luz e enquadramentos, características valorizadas pela sua sensibilidade ao captar o clima emocional dos acontecimentos e a beleza ora grandiosa, ora prosaica dos cenários.
Autor: Átila Silveira Brasil
Lançamento: Fevereiro de 2014 (2ª ed.)
Ilustrado
Páginas: 150
Tamanho: 14.223 KB (pdf padrão)
Em 1987, Átila Silveira Brasil recebeu a incumbência de resgatar a memória do município de Cornélio Procópio, aproveitando o ensejo do 50° aniversário de sua emancipação política e administrativa. Dedicou-se à pesquisa e resgate da memória do município, para corrigir errôneas interpretações e explicar fatos consagrados que não correspondiam à realidade histórica. Foi considerável o material colhido. Átila constatou ser impossível, em apenas um ano, reconstruir os cinquenta anos de nossa história global. Por isso, este livro parte da origem do município, passa por sua emancipação e chega até a primeira administração eleita por voto popular, no retorno à democracia, após a ditadura Vargas. Ou seja, é apenas um embasamento histórico e precisa ser continuado.
Organizador: Reinaldo Simões de Almeida
Lançamento: Fevereiro de 2009
Páginas: 62
Tamanho: 898 KB (pdf padrão)
Esta coletânea de textos e projetos é uma proposta didático-científica de analisar e discutir a pesquisa e seu ensino no contexto escolar. O aluno, futuro professor, deve construir sua prática docente, baseada em uma pedagogia renovada, que tenha como uma das estratégias de ensino o uso de projetos de pesquisa temáticos – de eventos e curriculares – e interdisciplinares. Neste sentido, este livreto foi concebido. São sete textos – Leitura e formação do professor (Vanderléia da Silva Oliveira), Pesquisa: atividade indispensável à formação do professor (Ana Rita Levandovski), A interdisciplinaridade na perspectiva da totalidade (Roberta Negrão de Araújo), O lúcido e o lúdico em ciência, (João Donizeti Leli), Internet: possibilidades de integração entre projetos educativos (João Coelho Neto), Ensinar e aprender: uma abordagem atual (Valéria Baia, Ivo Ferreira da Silva e Álvaro Spadim Gonçalves), O projeto de pesquisa e a ação pedagógica (Reinaldo Simões de Almeida) – e cinco projetos – Festa junina (Danilo Zamuner, Marcinéia Vaz Moraes e Verônica Regine Mannigel), Paisagens agrárias européias (Ana Paula Ferreira de Mendonça, Aparecido Roberto de Moura, Guilherme Henrique Rezende, Thiago Sanches), Vidas Secas, de Graciliano Ramos (Raquel Pereira Lima, Ana Silvia Brizola e Mayara Ferreira de Oliveira), Sustentabilidade ambiental (Álvaro Spadim Gonçalves, Thiago Luis Calandro, Fabiano Rocha Saraiva, Alexandro Derby Augusto Costa e Gean Lucas Alves Leme), Pipas e conceitos geométricos (Aline Diniz Monteiro, Ana América Proença de Oliveira, César Augusto Godinho, Eliara Caroline de Almeida e Karina Aline Alves).
Organizadora: Vanderleia da Silva Oliveira
Lançamento: Dezembro de 2008
ISBN 978-85-62288-00-5
Páginas: 157
Tamanho: 1.013 KB (pdf padrão)
Esta publicação visa divulgar as pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa CRELIT, voltados à linha de pesquisa em leitura e literatura na escola. Os dez textos deste volume organizam-se em torno do tema literatura, vista como objeto escolarizado. Aqui estão o resultado das ponderações dos professores Cláudio José de Almeida Mello (A literatura entre as artes na escola: o leitor como sujeito histórico), Vera Lúcia Mazanatti (O papel da disciplina Teoria da Literatura na formação do professor de literatura), Vanderleia da Silva Oliveira (Historiografia, cânone e formação do professor de literatura: ponderações sobre educação literária), Thiago Alves Valente (Literatura infantil e juvenil: entornos e contornos em sala de aula), Neuza Ceciliato (A literatura infantil e a escola: como conciliar a leitura prazer com as atividades pedagógicas?), Marilu Martens Oliveira (Sobre realidade e fantasia: de leitura e de poética), Alice Atsuko Matsuda Pauli (Tecendo a aula de português), Silvana Rodrigues Quintilhano Ferreira (O ensino da cultura afro-brasileira: desatando as amarras), Maurício César Menon (A narrativa de mistério/suspense, terror/horror no ensino médio: ponderações e esclarecimentos), Eliane Segatti Rios Registro (A Literatura Inglesa na sala de aula).
Organizadora: Elvira Ferreira da Silva e Sá
Lançamento: Outubro de 2007
Ilustrado
Páginas: 84
Tamanho: 2.109 KB (pdf padrão)
Os jovens de hoje têm dificuldade no manejo da nossa língua, porque, com raras exceções, não desenvolveram o hábito da leitura, substituída pelos atrativos tecnológicos, principalmente a televisão e a internet. Neste cenário preocupante, cabe à escola a tarefa de despertar nos alunos o gosto pela leitura e pela escrita. Pode-se afirmar, sem medo de erro, que a uma linguagem pobre corresponde sempre uma intelectualidade também pobre. Foi com esse objetivo que os alunos do curso de Pedagogia se dedicaram a este exercício de escritura. A leitura de vários textos dos melhores cronistas da língua portuguesa estimulou-os a criar os seus próprios. Os textos deste livro foram produzidos pelos acadêmicos do 1º ano do Curso de Pedagogia, durante o ano de 2007, como parte das atividades práticas da disciplina de Leitura e Produção de Texto. Temos a certeza de que a experiência de escrever despertou neles o interesse pela linguagem. O público alvo são os estudantes do Ensino Fundamental – 5ª a 8ª séries.
Organizadora: Elvira Ferreira da Silva e Sá
Lançamento: Outubro de 2006
Ilustrado
Páginas: 111
Tamanho: 1.634 KB (pdf reduzido)
Livro de histórias para crianças, ilustrado, sempre com um aspecto moral em destaque. Este livro é o resultado de projeto desenvolvido pelos departamentos de Letras e de Educação, na disciplina de Leitura e Produção de Texto. Para atender à exigência de atividades práticas, foi escolhido um item do conteúdo programático que propiciasse aos acadêmicos um contato maior com a linguagem escrita. "Nossas Histórias" reúne contos vividos por pessoas, animais, objetos, enfim, seres que povoam o fértil imaginário infantil. São textos direcionados a alunos de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, com os quais os alunos do 1º ano de Pedagogia procuraram proporcionar aos pequenos leitores momentos de prazer, estimulando ao mesmo tempo sua imaginação e desenvolvendo neles o gosto pela leitura, elemento imprescindível ao domínio da linguagem e ao crescimento cultural de nossas crianças. Esperamos que esses objetivos sejam atingidos.
Autores: Maria Aparecida de Fátima Miguel
José dos Reis Santos
Lançamento: Março de 2005
Páginas: 77
Tamanho: 741 KB (pdf padrão)
Qual esfinge enigmática, Maria Aparecida de Fátima Miguel leva o leitor a uma viagem labiríntica, a tentar decifrar o mundo que permeia seus versos, mundo denso, filosófico, sensual, povoado por bruxas e fadas, pensadores e músicos, Ícaros e Prometeus, desatando linhas invisíveis de Ariadnes, nós em que Nós, meros mortais, tropeçamos como se fossem pedras no meio do caminho. "No meio do caminho tinha uma pedra", aliás, muitas pedras, que não impediram a trajetória de Maria, eterna aprendiz e professora de Literatura. Uma lutadora rodeada por inúmeros companheiros, colegas de trabalho e de lida poética, como José dos Reis Santos. Fogo e água. Versos, rimas, poemas. José e Maria. O fazer de José em diálogo com a vida, num contraponto empírico, sem fuga nem medo, num desafio constante,numa busca da salvação pela palavra redescoberta. O fazer de Maria dialogando, num jogo intertextual, com outros fazeres: em "Traçado", com Marina Colasanti e sua linda Idéia Azul, posta a dormir pelo rei, enquanto inexorável o tempo voa célere.
Organizador: Nelson Borges
Lançamento: Novembro de 2002
ISSN 1678-0841
Páginas: 161
Tamanho: 1.488 KB (pdf padrão)
Nesta edição de FAFICOP Científica – Educação estão trabalhos dos professores Simão Alberto (Os desafios da educação e a globalização: Um caminho sem volta), Diná Tereza de Brito (A coerência nos textos de alunos formandos do curso de Letras), Yara Borges Caznok (Confesso que ouvi), Sandra Maria Albino Guillen (Resenha: Pedagogia e pedagogos: Para quê?), Antônio Carlos Will Ludwig (Repensando a formação docente), Marilu Martens de Oliveira (Chico Buarque - A construção lógica e mágica de uma poética voltada para o feminino), Vanderléia da Silva Oliveira (O escritor-crítico e sua contribuição para a configuração estética e histórica da Literatura Brasileira), Jair Ferreira dos Santos (A reanimalização do homem - Quase um divertimento), Luiz Trajano da Silva (Exercícios de Geometria Analitica no plano), Maria Suely Fernandes da Silva (Gestão democrática educacional), e de Moralina Sheila Vilela Soncela, Neiva Irene Brunieri, Rosemary Aparecida Patracão Aizzo e Seli Lopes Príncipe (O processo de leitura sob o olha interacionista: Uma proposta de trabalho).
Organizador: Nelson Borges
Lançamento: Novembro de 2002
ISSN 1678-0833
Páginas: 121
Tamanho: 1.235 KB (pdf padrão)
Nesta edição de FAFICOP Científica – Ciências Empresariais são elencados trabalhos dos professores Nelson Borges (A imprevisão e as convenções coletivas de trabalho), Arnaldo Moraes Godoy (Justiça, Direito e Literatura), Antônio Aparecido de Lima (Uma reflexão sobre a contabilidade governamental), Manuel Méndes Martines e Márison Luiz Soares (Aplicación de un modelo de ecuaciones estructurales en el análises de la relación entre la estructura, el entorno y la eficacia organizativa), Maria Clara Galiano Gomes de Mello (A ética jurídico-política), Elisabeth Moiseichyk e Fernando Fernandes Aquino (Altruísmo e responsabilidade social: O caminho das organizações através da representação social rumo ao terceiro setor), Alexandre Espírito Santo (As abstrações do marketing), Carlos Alberto Gonçalves da Silva (A produtividade de fatores de produção na agricultura da microrregião de Cornélio Procópio - Um estudo econométrico), e de Ernesto Tzirulnik (Natureza jurídica do “monte de previdência”), Nelson Borges (A Imprevisão e as Convenções Coletivas de Trabalho).
Organizador: Nelson Borges
Lançamento: Novembro de 2001
ISSN 1676-2010
Páginas: 221
Tamanho: 1.755 KB (pdf padrão)
Nesta edição de FAFICOP Científica são elencados trabalhos de Nelson Borges (Os contratos aleatórios e a Teoria da Imprevisão), Edson Dias (Ligando as estratégias de marketing às informações contábeis gerenciais dentro do conceito de marketing de relacionamento e lealdade dos clientes), Marilu Martens Oliveira (Camões e Virgílio: A épica num diálogo singular), Vanderleia da Silva Oliveira (O romance-folhetim no Brasil: uma abordagem de O Filho do Pescador [1843], de Teixeira e Souza), Irene Batista de Oliveira Pedrozo (Controle de patógenos associados a sementes de soja por Bacillus subtilis [Subtin 10%], Thiabendazole e Thiram), Edenir Haddad dos Santos (Pressuposição: uma verdade estabelecida pelo implícito), Ernesto Tzirulnik (Apontamentos sobre a operação de seguros), Guilherme Gallieni De Andrade Cabral (Os economistas e os desafios em uma sociedade globalizada/mundializada), Nely Lopes Casali (Obrigações: conceito e classificações), Jair Ferreira dos Santos (A hipótese Jon Garfield), Reinaldo Simões de Almeida, João Donizeti Leli e Dora Pimenta Dantas (Dialética: Pesquisa e Educação), Adálcia Canedo da Silva Nogueira e Marli Pedrina Zanini (A capacitação de pessoas para atuar na educação de jovens e adultos e no enfrentamento ao analfabetismo), Ivaní Carvalho Amorim Oliveira (O alívio do estresse na criança hospitalizada).
Organizador: Newton C. Braga
Lançamento: Setembro de 1998
Ilustrado
Páginas: 159
Tamanho: 2.266 KB (pdf padrão)
Este livro abrange uma ampla gama de assuntos e formas. Há grande diversidade de autores, de idades, de gêneros e de estilos e há, principalmente, muita criatividade. Um de nossos propósitos é o de registrar a imagem da literatura entre nossos estudantes, numa determinada fase de suas vidas. Sempre soubemos da existência de escritores latentes em nosso meio. Sabíamos que muitos de nossos acadêmicos ocasionalmente escreviam um poema, um ensaio ou uma crônica, mostrando para um ou outro colega mais chegado e guardando no meio do caderno, onde ficava, esquecido. Esperávamos uma produção bastante heterogênea e aconteceu, mas foi surpreendente a qualidade do material apresentado, superando a mais otimista das expectativas.