As mensagens trazem sempre um caráter positivo, ora enaltecendo, ora denunciando, apontando falhas ou necessidades, sempre com vistas à obtenção de algum benefício, ora buscando tocar sentimentos — para que aflorem, em um mundo cada vez mais sem tempo —, ora chamando a atenção para problemas que buscam soluções na tolerância, na solidariedade ou na inteligência superior.
2022
O tráfico de pessoas se caracteriza pelo recrutamento, transferência, ou recebimento de pessoas, por meio de ameaça ou uso da força ou outras formas de coerção, de rapto, de fraude, do abuso de poder ou de uma posição de vulnerabilidade ou de dar ou receber benefícios para obter o controle sobre outra pessoa, para o propósito de exploração. (vídeo)
Uma nova epidemia da dengue vem atingindo todas as regiões do Brasil. Até a primeira semana de dezembro, mais de 1,4 milhão de casos foram registrados. O principal vetor da dengue é o mosquito Aedes aegypti. (vídeo)
A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais. A vacinação imuniza 100% e é a principal forma de prevenção. (vídeo)
A poliomielite é transmitida através de água ou alimentos contaminados, ou contato com uma pessoa infectada. Muitas pessoas infectadas com o poliovírus não ficam doentes e não apresentam sintomas. No entanto, aqueles que ficam doentes desenvolvem paralisia, que às vezes pode ser fatal. (vídeo)
O uso em massa dos vapes vai totalmente contra sua função proposta, que seria ajudar no combate ao tabagismo: na verdade, levam mais pessoas, sobretudo jovens, a fumar. O cigarro eletrônico leva a câncer de pulmão, esôfago, boca, pâncreas, bexiga, e doenças cardiovasculares com forte relação com tabaco, etc. (vídeo)
O tabagismo é o consumo de cigarros ou outros produtos cujo princípio ativo é a nicotina. O hábito de fumar é uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de álcool, cocaína e heroína. (vídeo)
Todos devem combater o abuso sexual infantil. Para a Profª Ana Costa Silva, ampliar o debate possibilita dar “voz” às vítimas, e ajudar a credibilizá-las. “Às vezes, há crianças (e adolescentes), como lidamos na escola, com casos de assédio na família, em casa, e se sentem repreendidas em falar alguma coisa, receiam que não acreditem nelas”. (vídeo)
Você faz ideia do que acontece com o lixo que produzimos? Precisamos refletir sobre os caminhos do lixo e a relação que nossa sociedade tem com o lixo que produz. Um destino consciente a tantos resíduos que produzimos pode melhorar a vida de todos, inclusive da sua. (vídeo)
A Campanha Nacional de Coleta de DNA de Pessoas Vivas sem Identificação vai ajudar a encontrar pessoas não identificadas internadas em hospitais, abrigos, instituições de saúde ou do SUAs, e que não têm sua identidade conhecida. As instituições deverão entrar em contato com os órgãos oficiais de perícia nos estados e no Distrito Federal... (vídeo)
Muita gente em situação vulnerável passa necessidade. Para quem não têm roupa para se aquecer, a situação é ainda mais difícil. Muita gente tem agasalhos que não usam mais. Eles podem ajudar quem não tem nenhum. Separe agasalhos e cobertores que não usa mais e faça sua doação. Abra seu coração e esvazie os cabides... (vídeo)
A doença, descrita em 1906 pelo psiquiatra Aloysius Alzheimer (1864-1915), se apresenta como demência ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Se diagnosticada no início, é possível retardar o avanço, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família. (vídeo)
A experiência mais dolorosa da vida é viver o luto de alguém que ainda está vivo. Não vejo graça alguma em piadinhas sobre demência. É muito triste acompanhar uma pessoa ir embora aos poucos, se esquecendo de tudo e de todos. Quando você ama uma pessoa com demência, você a perde novamente a cada dia... (vídeo)